Thursday, September 28, 2006

José Sócrates leva tema de fractura ao Parlamento


dn
Fim de tréguas no "bloco central". Depois do pacto sobre a justiça, o ano parlamentar reabre com o primeiro-ministro impondo como tema principal do seu primeiro debate mensal da nova sessão legislativa o dossier que mais divide PS e PSD: a reforma da segurança social.
...

Mais uma vez estou do lado do governo...

Imaginando que podia-mos optar entre descontar para publico ou privado e imaginando também que uma boa parte iria aderir ao privado tenho algumas duvidas...

De que forma iria o governo sustentar a pensão dos que já estão na reforma e daqueles que estão prestes a entrar( visto a receita diminuir drasticamente)?

Seria necessário aumentar os impostos para poder cobrir a receita em falta?

Quem iria lucrar com a proposta do psd ?

Será que com a proposta do psd a banca e as seguradoras iriam ver os seus lucros aumentar?

Porque será que o psd só tem estas propostas quando está na oposição ?

2 comments:

Gonçalo Taipa Teixeira said...

Concordo, mas só com a última pergunta.
As 1ª e 2ª perguntas cabem numa só, e posso responder com outra pergunta: Continuando como tudo está, quem vai pagar a MINHA reforma?
À 3ª pergunta também se responde com uma pergunta: O lucro é imoral? (não me parece, a não ser que seja conseguido ilegalmente)
A penúltima responde-se da mesma forma... Mas quero dizer mais uma coisa: a banca e as seguradoras, para terem lucro teriam que competir entre si, o que beneficiaria o cliente. O lucro dos outros pode significar também o meu lucro. Isso de nivelar as igualdades por baixo, comigo não funciona.
Já agora, se o argumento contrário for "ah! Mas as seguradoras podem fazer caixinha para manter preços altos", só tenho a dizer que isso é ilegal, logo, deve ser discutido na justiça, e não numa discussão abstracta como esta.

topas said...

É uma opinião ...

.