Monday, October 09, 2006

"Vais morrer"

"Vais morrer", ameaçou o colega de escola do 'Daniel'
Há três anos que Sara é apelidada de vaca e gorda pelos colegas de turma, sempre que responde às perguntas dos professores nas aulas. Por causa disso, as notas baixaram, e a auto-estima de adolescente também, para níveis perigosamente fracos. Desde que concluiu o 1.º ciclo que Francisco sobrevive num mundo onde quem não joga à bola nem reage à altura a todas as provocações só pode ser maricas. Chegou a ser pendurado com fita adesiva resistente a um poste da escola, pernas, braços e tronco atados a considerável distância do solo. Daniel só tem dez anos e, há poucas horas, um punho cerrado em frente da cara, à qual já tinham sido retirados com violência os óculos, deixou-o a chorar. "Hoje vais morrer", garantiu-lhe o colega.
http://dn.sapo.pt/

Estas atitudes podem mudar o futuro de qualquer criança...dá que pensar!!!

3 comments:

José Leite said...

E o que é mais lamentável é que há professores que consentem isto! Enfim, alguns, deveriam estar proibidos de dar aulas, tal o seu laxismo, a sua falta de cultura cívica, a sua indecorosa falta de ética, o seu cinismo à Pôncio Pilatos!

Anonymous said...

Caro Rouxinol de Bernardim...já percebi que tem muito jeito para a rima, mas parece-me que percebe pouco de docência.
A função de educar cabe, primeiramente, à família...À escola deveria caber a função de, essencialmente, instruir...mas cada vez se espera mais que seja esta a EDUCAR.
Defendo um trabalho conjunto entre Escola e Família, em que cada uma das partes cumpra o seu papel... Mas também lhe poderia dizer,e utilizando as suas palavras, que o que é mais lamentável é que haja pais que "promovam isto"! "Enfim, alguns, deveriam estar proibidos de (ser pais), tal o seu laxismo, a sua falta de cultura cívica, a sua indecorosa falta de ética, o seu cinismo à Pôncio Pilatos!" Pois, muito provavelmente, são os
"rouxinóis que cantam esta música" que permitem que os seus filhos façam parte de reportagens como a que hoje pudemos ver na RTP1 "Até ao coma ao alcoólico"...Ou também acha que o que fazem as crianças da meia noite às 6 da manhã é da responsabilidade dos professores?!!!!

José Leite said...

Falou o CORPORATIVISMO!!!
É lamentável que alguém, só por ser professor venha falar do que não sabe. Fui Presidente de uma Associação de Pais e sei do que falo!
A extrapolação que faz, para uma reportagem que não vi nem conheço o conteúdo é própria de quem que tapar o sol coma a peneira!

Do que falei foi de casos que conheci em que professores se demitiram da sua tarefa de educadores, por comodismo, displicência, deixando que situações aparentemente simples degenerassem em conflitos graves.

A senhora, que julgo ser educadora de infância, não sabe do que estou a falar, pois se soubesse não falaria assim.

Solidatriedade de classe, sim, dentro de certos limites. Que há pais que se demitem da sua função, talvez, não quero ser corporativista à outrance, mas que há professores que eram dignos de tratamento psiquiátrico, pela sua praxis aberrante, lá isso eram!

Mas não quero ser corporativista. As crianças têm que ser defendidas de maus professores e de maus pais.

.